domingo, 28 de Abril de 2024  01:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


TEATRO

imprimir resumo

IX Festival Teatro Veneza de Portugal

IX Festival Teatro Veneza de Portugal


de 10 de Outubro a 7 de Dezembro/ ano 2009

Teatro Aveirense


10 de Outubro – G. T. Baluarte (Amoreira da Gândara) – “O Pai Tirano” baseado no filme de António Lopes Ribeiro
A tempestuosa paixão de um jovem amador dramático, caixeiro nos Grandes Armazéns Grandela, por uma

simpática empregada da Perfurmaria da Moda, Tatão, cinéfila incondicional assediada por Artur de Castro, um cínico sedutor.

24 de Outubro – GTPWA (Lisboa) – “Inimigos” de Nigel Williams
Numa Escola de um qualquer bairro degradado, seis adolescentes a quem nenhum professor está preparado para ensinar, são deixados entregues a si próprios na sala de aula. Enquanto aguardam que chegue o professor, concordam em dar cada um uma aula. As personagens desta peça, gravitam em torno de Ferro, um "líder" natural, brilhante mas auto-destrutivo, cuja força motriz é a raiva a tudo e todos. No pólo oposto está o Pirilampo, uma espécie de âncora moral da turma. Entre ambos estão Anjo, assustado e obediente, em plena descoberta de uma sexualidade diferente da dos colegas, Rapina, o miúdo negro simpático e um pouco bronco, que liberta a sua energia em actos de vandalismo, Clerasil, introvertido e irónico e Meia-Leca, que tenta explicar todos os falhanços da sociedade em que vive com uma teoria racista.

Tudo isto parece um pouco improvável, e a peça de Nigel Williams talvez mostre apenas uma visão exterior, uma visão que a classe média acha que as classes desfavorecidas têm de si próprias e uma visão adulta do universo adolescente - afinal, qualquer adolescente normal desaparece rapidamente se o professor se atrasa mais que 5 minutos.

07 de Novembro – Loucomotiva (Taveiro) – “Camila Baker” de Emilio Boechat
A lenda viva do teatro nacional, Camila de Sousa Baker, espalhou creme, magia, charme, loucura, talento, mau hálito e algumas moedas pelos palcos desse país. Hoje em dia, está louca e parece inofensivamente à espera do juízo (final) na sua velha e decrépita mansão. A sua velha e fiel criada, Dorothy, a sua irmã Virgínia Santos e o seu pequeno filho, Wolfgang, para além de se vestirem mal, são absurdamente misteriosos, mas coabitam em paz. Até ao dia em que uma visita inesperada os obriga a remexer uns nos outros, mas também num passado aparentemente enterrado no baú das memórias. As revelações sucedem-se a um ritmo mais frenético do que as próprias personagens parecem conseguir aguentar, restando a terrível inspiração musical da peça para que queiramos mesmo ver Camila Baker enterrada e, já agora, a peça terminada.

21 de Novembro – Ass. Teatral Nª Srª de Fátima (Mamodeiro e Póvoa do Valado) – “A Modesta” de Guilherme Lima e “Força do Ciúme” de Augusto Branco.
Amar com sacrifício, engrandece a alma humana. Esqueça a crise e encha a barriga de riso com a comédia.

07 de Dezembro – G. C. Semente (Eixo) – “A Irmã Indiscreta” adaptação da obra de Miguel Mihura “Pêssegos em Calda”.
Uma adaptação da obra de Miguel Mihura “Pêssegos em Calda”. E porquê «Pêssegos em Calda»? Porque esse era o título de um filme que narrava, em imagens e termos sugestivos e muito instrutivos, a técnica apuradíssima seguida por um bando de larápios num assalto a uma joalharia - técnica essa agora repetida pelos «heróis» em cena. Simplesmente... uma gripe que de¬pressa degenera em pneumonia e a indispensável intervenção de uma Irmã Enfermeira de agudíssimo sen¬tido de observação ligado a uma candura desarmante e... alarmante, deitam por terra todos os bem elabo¬rados e decalcados planos. Como?! Ah, bem... venha ver esta engraçada peça e logo saberá que o hábito... pode fazer o detective.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®